A) Disciplinas de Tronco Comum


 

1. Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplina: Introdução ao Agronegócio (Mestrado e Doutorado)

Ementa: Conceitos básicos sobre o Agronegócio. Enfoque sistêmico. Atividades de produção, distribuição e comercialização de produtos e matérias primas agroalimentares. A construção do conceito de "agribusiness" e agronegócio. Principais correntes metodológicas. Definições correntes. Transformações estruturais na agricultura e no agronegócio. Perfis emergentes na estrutura de demanda de produtos agroalimentares.

 

 

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa (Mestrado e Doutorado)

Ementa: Terminologia, Conhecimento científico, Ciência e senso comum. Métodos dedutivo, indutivo, hipotético dedutivo. Tipos de pesquisa. O problema da pesquisa. O enunciado de hipóteses. O projeto de pesquisa. Métodos quantitativos para a pesquisa social: Problemas de mensuração. Produção de dados. Quadro de indivíduos/variáveis. Formulários e questionários.

 

 

Disciplina: Sistemas Socioeconômicos, Inovação e Interdisciplinaridade (Dout)

Ementa: Agronegócio e seus sistemas componentes: sociais, econômicos, ecológicos e tecnológicos; conceitos e métodos de analise de sistemas; inovação tecnológica e gerencial e sua relação com o desempenho dos sistemas componentes do agronegócio; desempenho do agronegócio como resultante da multivariedade; interdisciplinaridade como instrumento de compreensão e gestão.

 

 

Disciplina: Seminários em Agronegócios (Dout)

Ementa: Discussão dos fundamentos ontológicos e epistemológicos que condicionam a validade do conhecimento científico nos estudos interdisciplinares, especificamente o agronegócio.

 

 

Disciplina: Exame de qualificação

Ementa: Apresentação do Projeto de Pesquisa/Tese.

 

 

2. Disciplinas Optativas

 

Disciplina: Análise Econômica

Ementa: A disciplina pode ser dividida em duas partes. Em sua primeira serão desenvolvidos os conceitos básicos de microeconomia, com ênfase em mercado, elasticidades, excedentes do consumidor e produtor, demanda compensada, custos de curto e longo prazos, equilíbrios parcial e geral, eficiência econômica e externalidades. Na segunda serão estudados os conceitos básicos da mensuração da atividade econômia, com ênfase em contabilidade nacional.

 

 

Disciplina: Estágio de Docência

Ementa: O estágio de docência é obrigatório para todos os bolsistas da CAPES de acordo com a Resolução da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação nº 02/2000. Envolve a participação do pós-graduando em atividades de ensino da graduação.

 

 

Disciplina: Estatística Aplicada ao Agronegócio

Ementa: Escala de medidas. Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade. Teste de hipótese. Amostagem. Regressão linear simples. Análise de variância.

 

 

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa (Doutorado)

Ementa: Terminologia, Conhecimento científico, Ciência e senso comum. Métodos dedutivo, indutivo, hipotético dedutivo. Tipos de pesquisa. O problema da pesquisa. O enunciado de hipóteses. O projeto de pesquisa. Métodos quantitativos para a pesquisa social: Problemas de mensuração. Produção de dados. Quadro de indivíduos/variáveis. Formulários e questionários.

 

 

Disciplina: Estatística Avançada Aplicada ao Agronegócio (Doutorado)

Ementa: Análise de Regressão Linear Simples e Múltipla. Análise de Variância das Regressões. Variáveis binárias. Multicolinearidade, Heterocedasticidade e Autocorrelação. Análises Multivariadas: Análise Fatorial, Análise Discriminante e Análise de Conglomerados.

 

 


B) Disciplinas de Área de Concentração - Linhas de Pesquisa


 

1. Disciplinas Obrigatórias

 

Disciplina: Evolução da Agricultura Familiar (Mest. e Dout. por LP)

Ementa: Panorama histórico e teórico da agricultura familiar no Brasil. Panorama do Agricultura Familiar no mundo. Panorama do Agricultura Familiar no Brasil. Desafios para a competitividade dos principais produtos da Agricultura Familiar. Impactos tecnológicos. Desafios da comercialização. Inovação conceitual.

 

 

Disciplina: Evolução do Agronegócio (Mestrado e Doutorado por LP)

Ementa: Conceitos de trajetórias tecnológicas e paradigmas tecnológicos. Retrospectiva histórica da agricultura. A visão Aristotélica. Ciência química e agricultura. Surgimento da agricultura mineral. Surgimento da monocultura. Surgimento da indústria de fertilizantes. Intensificação do uso de insumos e do consumo de energia. Consolidação do paradigma da agricultura moderna. A segmentação da agricultura. Globalização e agribusiness. A dimensão institucional do agribusiness. Tendências setoriais e globais na estruturação dos sistemas agroindustriais.  Principais desafios para os produtores rurais, para as empresas e para o Estado. Panorama geral do agribusiness no mundo e no Brasil.

 

 

2. Disciplinas Optativas

 

Disciplina: Agricultura familiar e Políticas Públicas no Brasil

Ementa: Trajetória histórica do conceito de agricultura familiar no contexto brasileiro. A relação do Estado com a produção de alimentos no Brasil: uma história das políticas públicas para a agricultura familiar. Situação atual e perspectivas futuras para a agricultura familiar.

 

 

Disciplina: Agricultura Orgânica e Agronegócio

Ementa: Conceituação, histórico e princípios da agricultura orgânica e Agroecologia. Agricultura orgânica no Brasil e no mundo. O agronegócio atual predominante e a (in)sustentabilidade. Construção de agroecossistemas e a agricultura orgânica. Análise do contexto econômico da agricultura orgânica. Análise de mercado de produtos orgânicos de origem animal e vegetal e consumidores. Serviços ambientais na agricultura orgânica e oportunidades para geração de renda. Indicadores qualitativos no processo de produção e nos produtos orgânicos. Organização dos produtores. Certificação orgânica. Análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos da produção orgânica.

 

 

Disciplina: Agronegócio e Desenvolvimento Regional

Ementa: A disciplina aborda temática do desenvolvimento regional e da estruturação e organização da produção agroindustrial sob a ótica de clusters/aglomerados. Em seu desenvolvimento são apresentados os aspectos mais relevantes destacados por importantes autores contemporâneos sobre a temática em epígrafe. Dentre os temas contemplados destacam-se: Uma síntese analítica sobre planejamento e desenvolvimento regional e os modelos de políticas regionais. Caracterização e conceitos básicos sobre clusters/aglomerados. Introdução à teoria dos clusters/aglomerados. Relações empresariais no interior dos clusters/aglomerados. Análise dos clusters/aglomerados sob a ótica da Nova Economia Institucional e da Economia dos Custos de Transação. Roteiro metodológico para a análise de Clusters.

 

 

Disciplina: Avaliação de Políticas Públicas

Ementa: Problema social e política pública. Programas, projetos e avaliação. Pesquisa de avaliação de programas e projetos sociais. Identificação de problemas sociais. Caracterização de problemas sociais. Definição de grupos sociais envolvidos em intervenções. Levantamento de necessidades. Desenho de projetos sociais. Desenho de avaliação. Monitoramento de programas e projetos sociais. Estratégias para avaliação de impacto. Abordagens qualitativas e quantitativas para a avaliação de impacto. Usos de avaliação de programas e projetos sociais.

 

 

Disciplina: Configurações de Transação e Negócios Internacionais

Ementa: Abordagens ao estudo de internacionalização de empresas.  Estratégias de internacionalização.  Gestão de operações e investimentos no exterior: modos de entrada e modos de estabelecimento em mercados externos; gestão de cadeias produtivas regionais e globais.  Experiências de internacionalização e de gestão de negócios internacionais de empresas brasileiras, de outros países emergentes e de países desenvolvidos.

 

 

Disciplina: Construtivismo de Mercados

Ementa: Conceitos a respeito de construção de mercados e economias. Definições a respeito de performatividade e práticas representativas em mercados. Formas e sócio-materialização de mercados. Teorias a respeito de construção de mercados. Papel e consequências representativas em mercados.

 

 

Disciplina: Economia da Qualidade Agroalimentar

Ementa: Análises das relações entre a qualidade e a organização das atividades econômicas. Apreensão das condições de obtenção dos produtos e serviços correspondentes às expectativas dos consumidores e usuários dos sistemas públicos. Abordagem dos mecanismos e das instituições que reduzam as incertezas e falhas sobre a qualidade e definição de seus impactos sobre os custos e benefícios e modos de governança nos sistemas agroindustriais nacionais e internacionais.

 

 

Disciplina: Economia Institucional

Ementa: economia institucional.

 

 

Disciplina: Eficiência e Produtividade no Agronegócio

Ementa: Teoria da produção. Conceitos de produção, tecnologia, produtividade, eficiência (técnica, escala, alocativa e econômica), ecoeficiência e elasticidade. Índices de produtividade e medidas de eficiência. Modelagem de técnicas paramétricas e não paramétricas para medição da eficiência e produtividade. Análise de fronteira estocástica, Análise Envoltória de Dados (DEA) e índice de produtividade de Malmquist. Uso e interpretação dos resultados fornecidos pelos softwares existentes.

 

 

Disciplina: Gestão da Qualidade na Agroindústria

Ementa: Conceito de qualidade, qualidade do produto e qualidade do processo, fundamentos de segurança do alimento, principais doenças de origem alimentar, conservação do alimento e novas tecnologias de processo, segurança e qualidade na cadeia produtiva de alimentos de origem animal, segurança e qualidade na cadeia produtiva de alimentos de origem vegetal, normas e padrões de qualidade - legislação, bpa, bpf, appcc/haccp, globalização e segurança do alimento, ferramentas de qualidade, embalagens, papel do consumidor na busca de qualidade.

 

 

Disciplina: Gestão de Programas e Projetos

Ementa: Teoria e normas sobre gerenciamento de programas e projetos aplicados ao contexto de organizações públicas e privadas contemporâneas.

 

 

Disciplina: Gestão e Inovação Tecnológica no Agronegócio

Ementa: Conceitos básicos: gestão tecnológica e as gerações de gestão de P&D; natureza da inovação tecnológica; difusão tecnológica. O papel da ciência e da tecnologia na modernização tecnológica da agricultura. Inovação tecnológica como estratégia para a competitividade. A infra-estrutura atual de C&T para o agronegócio brasileiro. Análise e estratégia tecnológica. Análise de rotas tecnológicas. Tecnologias Agroindustriais Básicas (TABs): metrologia, normalização, certificação, informação tecnológica, design e propriedade intelectual. Políticas nacionais de C&T: retrospectiva histórica e conjuntura atual. O ambiente institucional e organizacional de P&D no Brasil. A emergência das Entidades Tecnológicas Setoriais-ETS.

 

Disciplina: História Econômica do Agronegócio na América Latina

Ementa: Características da pesquisa histórica e da história econômica comparada. O agronegócio e sua evolução na América Latina. Convergências e divergências na formação e na estruturação dos sistemas agroindustriais latino-americanos. A história da influência econômica, política, social e tecnológica nos mercados de commodities e não-commodities agropecuárias na América Latina.

 

 

Disciplina: Introdução ao Mercado de Futuros

Ementa: Contratos de futuros, agentes de intermediação, bolsas e câmara de compensação; Mercado de futuros e atividades do comércio - fundamentos; Comportamento do negociante individual; Equilíbrio de mercado e desempenho; Preço e mercado de futuros; Prevenção contra a variação de preços, (hedge) - teoria e prática; Teoria da relação de Preços e Base; Procedimentos avançados de evitar risco de variação de preço do produto, (hedge); Taxas de juros e ativos financeiros futuros; Moedas estrangeiras; Opções e futuros; Regulação do mercado de futuros.

 

 

Disciplina: Logística e Gestão de Cadeia de Suprimentos no Agronegócio

Ementa: A importância de sistemas de logístico nas organizações empresarias e industriais. Gestão de Operações, Planejamento e Controle na Gestão de Operações. Tomada de decisão na administração. Sistemas de Informações Logísticos. O uso de sistemas de Logísticos como ferramentas de apoio à decisão. Avaliação de sistemas de informações. Organização e armazenamento de dados e de informações. Desafios e oportunidades relativas ao uso de sistemas operacionais na cadeia de suprimentos.

 

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Cadeias Produtivas

Ementa: A presente disciplina oferece um aparato de conceitos, métodos e técnicas de estudo que permitirá aos estudantes desenvolver habilidades para analisar o desempenho e formular estratégias de gestão e formulação de políticas no agronegócio e em suas cadeias produtivas.

 

 

Disciplina: O Agronegócio e o Consumidor

Ementa: O agronegócio e o consumidor: tendências. Metodologia de pesquisa sobre o consumidor: Análise sensorial de alimentos; Desenho experimental; Survey; Focus Groups; Estudos prospectivos; Segmentação de mercados. Determinantes do comportamento do consumidor: instituições, cultura; valores sociais; variáveis sócio-econômicas e demográficas; variáveis psicológicas. A ciência e o interesse do consumidor.

 

 

Disciplina: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural

Ementa: Apresentar os principais conceitos, abordagens, atores, instituições e instrumentos das políticas públicas. Estudar o processo das políticas públicas: a formação da agenda, a formulação, a decisão, a implementação e a avaliação. Utilizar diferentes ilustrações para a análise de políticas públicas específicas, direcionadas ao agronegócio.

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Agronegócios I

Ementa: Assuntos relevantes e atuais no campo da agricultura familiar não tratados em disciplina obrigatórias ou optativas importante para realização dos trabalhos de pesquisa para serem ministradas em semestres específico.

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Agronegócios II

Ementa: Assuntos relevantes e atuais no campo do agronegócio não tratados em disciplina obrigatórias ou optativas importante para realização dos trabalhos de pesquisa para serem ministradas em semestres específica.